quinta-feira, setembro 14, 2006

papeldeparede*




A revista wallpaper* faz 10 anos.
Em 1996, quando saiu o primeiro número, estavam lançadas novas pistas sobre um tipo de publicação que se dedicaria a mostrar o lado bom e luxuoso da vida. Tyler Brule, o fundador, não fez a coisa por menos e criou a que terá sido a revista mais marcante da segunda metade da década de noventa. Arquitectos, designers, bon-vivants,fashionists, trend-setters e outras malhas urbanas tinham na wallpaper* a sua nova Bíblia. Foi, e ainda será, naquelas páginas que se lançaram novas modas, novos designers, novos gadgets, hóteis luxuosos, destinos de cortar a respiração, utilidades e futilidades para todos os gostos. Todos os meses, eram páginas e páginas de extremo bom gosto.
Hoje, dez anos depois, a revista persiste, a fórmula mantém-se mas creio que o sucesso não será já o mesmo. Ainda é uma revista que se vê com agrado, mas longe vão os tempos do arrrojo e da militância. Falo por mim.
Para comemorar a data 1996-2006, a wallpaper* associou-se à Phaidon e lança já este mês os seus City Guides. Para já são 20, outras 40 se seguirão, e devem ser imperdíveis.
Happy birthday, papel de parede!

2 comentários:

Anónimo disse...

boa dica, a dos guias de viagem. mas ´é como escreves, é um sinal da institucionalização da revista

mpavey disse...

É verdade. Mas como sinal negativo é dos melhores! Gosto muito dos guias (mesmo se sofrem de um problema grande: nao tem mapa!).