segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Uma Historia de Amor (ponto final)


Ontem fui ver o Brokeback Mountain, o filme de que todos falam. Todas as palavras serão poucas para descrever o quanto arrebatador é o filme. Sai de lá sem respirar, aliás tive medo - quando começa a ficha técnica- de interromper aquele silêncio, aquela dor, aquele amor.
Em primeiro lugar, gostava de defraudar muitas expectativas: não é de todo um filme gay. Não é mesmo.
É uma história de um amor impossível, de uma vida desperdiçada ( curiosamente ao chegar a casa dei por mim a ver o fim de As Pontes de Madison County, outra história de vida não vivida, de amor impossível. Há coincidências!).
Voltando às montanhas. Não há ali nada a mais, tudo está na medida certa, cada cacetada que levamos na cabeça é com a força certa para nos deixar atordoados.
As interpretações são como todas deveriam ser: enxutas. Incríveis na forma como dão a dimensão necessária para que cada um naquela história se torne igual a cada um de nós, espectadores. E isso acontece vezes sem conta.
Ang Lee não cai nos clichés, não cai em estereótipos, não cai em lamechices, não exagera uma única vez. Tudo o que está ali, tem de estar ali.
Confesso que ainda não estou em mim, ainda não consegui distanciar-me o suficiente daquela história para sobre ela escrever algo que não seja imparcial.
Esqueçam as catalogações, as piadas, as manifestações exarcebadas pró e contra ( ops, este post é muito a favor..eh eh eh) e vão ver Brokeback Mountain. Não se arrependerão.
Afinal, todos gostamos de uma boa e bem contada história de amor, não é?

19 comentários:

André disse...

Bem, dá para sentir a emoção e a satisfação no teu post.
Eu acho que é esse lado de história de amor que tem cativado todos, a mim tb. E bem contada.
:)

Nelson Gomes disse...

:) Acho que podia dizer mais, acho que disse o suficiente. É um filme do c*****. :)

Anónimo disse...

Não cai em clichets?? Oh homem... tu viste o mesmo filme que eu?

Anónimo disse...

não cai em estereótipos?? oh rapaz...

Nelson Gomes disse...

Não cai, eu acho que não cai. parece que vai cair e não cai. :) Poderia ter facilmente caído em clichés que não caiu, não achei que houvesse ali nada de exagerado no que respeita à gayness. Eu não vi. Acho que conta muito bem a história daqueles dois homens sem cair em floreios exagerados. Lamento, Senhor joaquim, não ter visto os mesmo clichés do que tu! :) Ou não os ter visto como tu! :)

André disse...

Eu tb não acho que caia em esteriótipos?
E o "cliché" é relativo... O final ambíguo prova isso mesmo.

Nelson Gomes disse...

Há uma coisa que gostava de esclarecer, eu não disse que não era um filme gay porque ache que é um filme hetero. Acho que apenas um filme sobre amar alguém e não aproveitar isso. E este sentimento de amor/desperdício é assexual. E é isso que faz falta à nossa sociedade, respeitar o amor entre dois homens e vê-lo como ele é: igual ao amor entre um homem e uma mulher.
Espero que ao não cair em alguns exageros (eu sei, Joaquim, eu sei) no que toca à homossexualidade, BM consiga umas centenas de milhares de mentes mais abertas. É pedir muito? Talvez, mas se é para pedir que seja em grande.

Nelson Gomes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Gomson, meu amor lindo, me pediste pra ver esse post, eu vim ver, vi que amaste o filme de coração, e como previ, isso poderia acontecer.
Como sabes sou hetero, bem hetero heheeh, mas fui ver o filme esperando outra coisa, pensei que ia ver uma historia linda do amor gay, algo que de uma vez por todas tirassem algumas correntes e destapasse os olhos da sociedade, inclusive os meus. Mas saí da sala de cinema arrasada, triste e como te falei, não vi nenhuma cena de amor. Só um tesão que nasceu do nada e que perseguiu a vida dos caras (que estão muito bem como atores) e destruiu a felicidade de ambos. Um morreu infeliz, o outro se lascou sozinho, enfim, achei uma merda ehehehehhehe.
Se tu não gostares desse post, apaga que eu não vou ficar braba. Tu sabes que eu escrevo mal pra cdaramba e percebo pouco desse universo, mas a unica coisa boa do filme foi a pipoca com manteiga derretida que comi. E viva o Philip Seymour Hoffman!
Ah, fui te ver em Johnnie & June. Achei o filme excelente, e tu estás muito bem no filme, corres o risco de ter um oscar de melhor ator.

Te amo Kim Phoenix!
Tua amiga Gi

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não deixa teus amigos me xingarem não. Me protege.
TE AMO!!!

Nelson Gomes disse...

:)
Eca, um abraço. Eu não apaguei nenhum comentário teu. O único comentário que foi apagado era meu e pq estav repetido :) Bem-vindo Eça, ligaste-me ontem tinha o tele no silêncio. Ligo hoje.

Gi, meu amor. Dpois te explico o filme, amor!!! Ou será que tem de ser a vida? :))) Te amo tb muito. :))) Aqui ainda não estreei, é esta semana. Beijos enormes e Atlântescos

Anónimo disse...

eca... que fixação tens tu na nádega esquerda...

Anónimo disse...

me explica a vida, o filme não porque o filme é muito deprê, ganda seca ehehehehehhe

te amo!
bjs

Anónimo disse...

Se já queria ver o filme, agora ainda mais.
Existe uma certa conotação das histórias de amor com o enjoativo, o cliché... mas isso não corresponde de todo à realidade... As excepções, que infelizmente não são tantas assim (como o tema em si), fazem tudo valer a pena. As Pontes de Madison County (filme que referiste) é um exemplo disso...
Espero gostar do filme como tu gostaste!

Posso adiantar também que está um filme no prelo que aborda a questão do amor impossivel entre gerações diferentes... ainda dentro da temática dos cowboys.
"Charles Cross & Billy the Kid"

Abraços

Nelson Gomes disse...

Eu gostei mesmo muito. O post foi escrito ainda entorpecido pelo filme, mas alguns dias passados mantenho o que disse. :)
Zé, espero que gostes. Volta para dar opinião e obrigado pela dica.
Abraço

Anónimo disse...

Explica lá... como é que depois de tanto tempo a comer feijão, o tipo introduz o dito cujo com a ajuda de uma cuspidela e quando acabam ficam ali deitadinhos e nem sequer foi ao riberio limpar o marsápio... vá, explica!

André disse...

Nelsito, se tu soubesses o que uma lata de feijões pode dar para falar durante um jantar de anos....
Um fartote.

Nelson Gomes disse...

Feijões? Fizeram um vestido com latas Uncle Ben's? :) eh eh eh