quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Duane Hanson




O blog Farpas&Bitaites destacou num post o trabalho do artista plástico Ron Mueck e isso deu-me a ideia de lembrar aqui Duane Hanson, fotógrafo e escultor americano.
Ver uma exposição de qualquer um destes artistas é uma experiência inolvidável. Tive o privilégio de ver obras de ambos na Saatchi Gallery, mas destaco a exposição de Duane Hanson naquela galeria (ainda galeria) londrina em 1997. O modo como as esculturas de escala real se tornavam ainda mais reais quando rodeadas apenas de paredes brancas, sem nenhum tipo de indicação de data, materiais ou nome, e se confundiam com os visitantes, foi muito marcante para mim. Dei muitas vezes por mim a olhar pessoas a pensar se seriam esculturas e a olhar esculturas com medo que afinal se mexessem e fossem pessoas. Dessa exposição guardo a melhor das memórias e, claro, um catálogo. mas um catálogo não faz justiça àquele belo trabalho. Se um dia andarem por perto destas esculturas, vão vê-las e comprovem o que eu digo.

2 comentários:

Anónimo disse...

eu estava lá !? muito bom mesmo.

Nelson Gomes disse...

ruizinho, pois estavas!!! eu só te mostro coisas giras!!! se vires o casal pitt, apita!!! :)