segunda-feira, abril 03, 2006

Pós-Trama.

Este fim de semana, andei numa roda viva com o Trama e tive o enorme prazer de assistir a espectáculos incríveis.
Não tenho ordem de preferência, ou se calhar tenho mas não quero divulgar, mas aqui fica o meu Top 5:


Gobsquad, um colectivo inglês e alemão que com 4 câmaras de filmar saiu para as ruas do Porto com a missão de salvar a cidade. Heróis, transeuntes, sincronização e muita diversão num registo de filmagem non-stop desde que sairam do seu quarto de hotel até que chegaram ao auditório de Serralves. Super Night Shot resultou numa excelente surpresa. Adorei.


Maria Donata D'Urso em PEZZO (0) DUE, um espectáculo de 30 minutos em que o corpo é o palco, literalmente. Um corpo nu, a escuridão e a luz envolveram-me de uma forma como nunca tinha imaginado. É incrível como um braço pode parecer tanto uma perna, é incrível como um corpo pode ser tanto e quase nada. Bis! Bis!.


Mieskuoro Huutajat Imaginem 25 finlandeses todos vestidos de fato preto, camisa branca e gravata preta. Não é de todo um coro comum. Apaguem da memória qualquer associação previsível e imaginem gritos, uivos, megafones, hinos nacionais em gritos vocais e faciais. Para além das vozes/grunhidos temos de juntar a expressão. Uma verdadeira performance. Gostei muito muito.


Third Angel é Alexander Kelly sozinho em palco. A ideia deste Class of '76 é muito boa. Uma fotografia de uma turma de escola primária é o ponto de partida: o que seria feito desses antigos colegas? que vidas viviriam agora? Numa primeira apresentação Kelly e Rachel Walton inventaram sobre cada um deles. Mais tarde, resolveram localizar cada um desses ex-colegas e saber o que se tinha passado nas suas vidas durante 24 anos e apresentaram novo espectáculo já baseado em factos reais.
O que nós vimos cá foi o resumo de um e de outro. Kelly, sozinho em palco, com a ajuda de uma folha branca revelava-nos a cara de cada um dos ex-colegas de quem falava. Nunca chegamos a ver a foto da classe inteira. Brilhante.


Martine Pisani trouxe SLOW DOWN, um espectáculo em que seis personagens interpretam as dificuldades e obstáculos de uma apresentação. Falsas descordenações, dance not dance, frases desarticuladas e muita criatividade deram o mote a uma hora de diversão. Adorei.

Este meu resumo é apenas isso, peço desculpa por não conseguir por palavras transmitir tanto que o Trama me deu este fim-de-semana. Parabéns a toda a organização, espero 2ª edição em 2007.

Sem comentários: